Sebrae Paraíba e Prefeitura de João Pessoa se reúnem para discutir economia criativa

Com foco na economia criativa, o Sebrae Paraíba, a Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda (Setrab) e a Funjope se reuniram, em encontro virtual realizado na última semana, para discutir ações voltadas aos talentos culturais de João Pessoa. A reunião é o primeiro passo para montar uma parceria entre a instituição e os órgãos da Prefeitura Municipal de João Pessoa com a finalidade de elaborar uma proposta para desenvolver ações de economia criativa na capital.

Durante o encontro de trabalho, a analista Renata Câmara abordou a consultoria ofertada pelo Sebrae para projetos sociais. “É um novo produto disponível no nosso portfólio de soluções de mercado para elaboração de projetos de captação de recursos”, afirmou. Em seguida, a gestora Regina Amorim destacou a necessidade de atender a cadeia produtiva do carnaval e das festas juninas como negócios que funcionem o ano inteiro junto a outras atividades econômicas, principalmente os negócios do turismo. Além disso, ela tratou da importância de pensar um projeto piloto de território criativo a ser apoiado através de consultorias empresariais e cursos.

“Temos como exemplo a metodologia DICE Fellowship, que é um programa de economia criativa inclusiva desenvolvido pelo Conselho Britânico e baseado em três pilares: aprendizado, mentoria e fortalecimento da rede. Está presente em apenas seis países (Reino Unido, Brasil, Egito, Indonésia, Paquistão e África do Sul) e tem a finalidade de fomentar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa inova ao entrelaçar três pilares estratégicos: economia criativa, empreendedorismo e impacto social. O objetivo é ajudar empreendedores sociais e criativos a aprimorar o conhecimento e as qualificações para que possam sustentar seus negócios e multiplicar seu impacto”, explicou.

Outro ponto ressaltado por Regina Amorim foi sobre a necessidade de se elaborar um pacote de qualificação para o empreendedorismo. “A reunião foi bastante objetiva, com boas propostas a serem desenvolvidas em um projeto elaborado pelas três entidades. Também há a possibilidade de, em junho, ter um curso de design para artesanato para melhoria da qualidade do artesanato e da oferta de novos produtos”, contou.

Ainda durante a reunião, o secretário executivo da Setrab, João Bosco, citou outras reuniões já realizadas entre a pasta e o Sebrae, bem como os projetos Eu Posso Empreender e Eu Posso Aprender. Por sua vez, o presidente da Funjope, Marcus Alves, comentou sobre o repasse financeiro para artistas locais, por meio de editais, realizado pelo órgão. Participaram do encontro de trabalho a gestora de turismo e economia criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim; a analista técnica do Sebrae, Renata Câmara; o secretário executivo da Setrab, João Bosco; o chefe de gabinete da Setrab, Tarcyo Alves; e o presidente da Funjope, Marcus Alves.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo
Rolar para cima
Abrajet PB
Visão geral da privacidade

Este painel permite escolher quais categorias de cookies podem ser utilizadas no portal ABRAJET PB.