Projeto Guia de Turismo em Rede realiza visita de imersão em Hostel de João Pessoa

A visita de técnica foi realizada na última sexta-feira, (03) de março, no Slow Hostel, em Manaíra, pela coordenadora do Projeto Guia de Turismo em Rede, a jornalista Ana Célia Macêdo, com o objetivo principal de investigar, na percepção da proprietária do hostel, as práticas, o comportamento, as necessidades, as dores e as expectativas dos serviços ofertados no meio de hospedagem, em relação ao profissional Guia de Turismo. A visita técnica faz parte das ações que foram contempladas no edital “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups

O hostel oferece o conceito de hospedagem criativa com base no propósito de conectar pessoas e lugares, o que contribuiu positivamente para a pesquisa. Durante a visita técnica, a empresária Marina Prado, proprietária do Slow Hostel, participou da pesquisa elencando as atividades realizadas em parceria com os guias de turismo locais e relatando as experiências com os hóspedes que procuram passeios personalizados e exclusivos.

A visita técnica também buscou compreender as necessidades e desafios do mercado, na visão da empreendedora, com base nas hipóteses levantadas pelo projeto em sua ideação, e no que o projeto oferece como solução viável ao setor.

Para Ana Celia Macêdo o ambiente escolhido para a visita foi de extrema importância, pois se trata de um hostel, o que já se entende, como um ambiente descontraído em que se hospeda o mesmo público-alvo do projeto, isto é, turistas independentes, mochileiros, nômades digitais, entre outros. “A criatividade está inserida na decoração e no quadro de avisos na recepção, onde são fixadas diversas ofertas de passeios turísticos, assim como de outras programações culturais da cidade, o que contribui para a independência, e para a tomada de decisão do hóspede”, observou. “Para o projeto em particular, o quadro de aviso do hostel é uma espécie de radar, onde se pode entender como funciona o serviço de oferta de guias de turismo e de passeios”, concluiu.

Sobre o Projeto Guia de Turismo e Rede

O projeto Guia de Turismo em Rede surgiu da iniciativa da jornalista Ana Célia Macêdo em propor algo que auxiliasse o trabalho dos guias de turismo. Contando com a consultoria especializada em projetos de turismo de Laís Catarine Ramos, a ideia passou por modelagem de negócio e seu potencial de inovação a impulsionou a se tornar uma startup. Em 2022, o projeto foi submetido chamada internacional da Brafip, passando a compor o portfólio de ideias inovadoras da entidade, e ao edital de inovação e “Desafios Tecnológicos e Inovação – Conectando Startups” é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (Seect) com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq-PB), no âmbito do Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação. O edital foi lançado em agosto e em novembro foram divulgadas as startups selecionadas.

Assessoria de Imprensa

Compartilhe este conteúdo
Rolar para cima
Abrajet PB
Visão geral da privacidade

Este painel permite escolher quais categorias de cookies podem ser utilizadas no portal ABRAJET PB.