Clima esquenta no Sertão paraibano com aproximação da Rota do Sol

Rota do Sol desenvolve atividades culturais em seis cidades do Alto Sertão da Paraíba

No último dia (20) de setembro, no Sebrae Cajazeiras, a ONG Pisada do Sertão realizou o lançamento oficial da Rota do Sol, evento realizado há dois anos, que  tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a promoção das artes populares como mecanismo de desenvolvimento cultural e turístico dos municípios do alto sertão paraibano. O lançamento compôs a pauta do encontro do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros e foi acompanhado por representantes de 13 municípios do Alto Sertão paraibano.  Na ocasião, foi divulgada a programação com destaque para artistas, grupos e atrações regionais, nacionais e também internacionais. A Rota do Sol acontece de (22) de novembro a 1º de dezembro deste ano

No lançamento, os prefeitos Gervazio Gomes, de Bernardino Batista (PB) e João Bosco Nonato Fernande, de Uiraúna (PB) apresentaram a programação dos seus municípios. Também estiveram presentes o Secretário de Cultura de Poço de José de Moura (PB), Francisco Cazuza e os gerentes do Sebrae Cajazeiras e Sousa, Tales Vasconcelos e Lucio Wolmer. Clodoaldo José, Cristina Lima, Danilda Santiago, Tamara Soleanne e Edna Marcelia, articuladores dos municípios participantes, também marcaram presença.

De acordo com a fundadora da ONG Pisada do Sertão e  a Presidente do Fórum de Turismo do Vale dos Dinossauros, Ana Neiry de Moura, este ano, a Rota do Sol promete movimentar o Sertão paraibano nos seus aspectos culturais, educativos, econômicos e sociais. “Esperamos um público de 20 mil pessoas participando ativamente da programação nas seis cidades que irão sediar o evento”, declarou.

Ana Neiry disse, ainda, que a Rota do Sol é muito importante para o território sertanejo, pois estabelece espaços para reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres dos artistas locais, possibilitando trocas de experiências com grupos regionais, nacionais e internacionais. “A Rota fortalece a cultura da região sertaneja, estimulando sua disseminação; transforma a região em uma “rota de turismo cultural” e gera oportunidade de emprego e renda na microrregião do Alto Sertão paraibano”, concluiu.

Serão dez dias de uma programação intensa que envolve cultura, educação e turismo, quando 26 grupos de dança, oito bandas musicais oito poetas e repentistas e 12 atrações musicais se apresentarão nos palcos montados nas seis cidades participantes da Rota. Dentre elas, tem destaque a banda Noda de Caju, com apresentação marcada para o dia (23) de novembro, em Bernardino Batista (PB); destaque também para  o cantor Fabio Carneirinho, em Poço de José de Moura (PB), no dia (30) de novembro.

Para compor a programação do Festival Internacional das Culturas Populares, este ano a Rota do Sol conta com a participação de 26 grupos de danças, dentre eles participam grupos dos estados de Minas Gerais, Belém do Pará, Alagoas, Ceara, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, além destes o Festival recebe quatro grupos internacionais vindos do Chile, México, Itália e Colômbia. 

A Programação da Rota da Leitura que acontece de (25) a (29) de novembro simultaneamente nos seis municípios, promete uma imersão no mundo encantado da leitura, da “contação” de histórias e das oficinas. A programação também conta com palestras e apresentações, onde estudantes e participantes terão oportunidade de realizarem trocas de saberes. Este ano participam do evento 45 escolas.

Durante a programação da Rota do Sol acontece também o Seminário de Tradições Populares que este ano tem o tema, “Terra dos tropeiros: cantoria, cordel e repente na perspectiva da preservação e valorização das nossas identidades culturais”. O seminário será realizado no dia (26) de novembro em Joca Claudino (PB).

Acesse a programação completa em www.pisadadosertao.org ou baixe o App Rota do Sol. Curta a Rota do Sol no Facebook: @festivalrotadosol, e no Instagram: @festivalrotadosol

Sobre a Rota do Sol

A Rota do Sol é realizada pela Associação Cultural Pisada do Sertão por meio da Lei de Incentivo a Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal, e correalizada pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Triunfo, Bernardino Batista, Joca Claudino, Uiraúna, Poço de José de Moura e Cajazeiras. Tem o apoio do Sebrae, do Forum de Turismo do Vale dos Dinossauros, da Fundação Lica Claudino, da Naza Projetos e Serviços, e a Organização Internacional de Folclore (IOV). E conta com o patrocínio da TECCEL Energia Solar, da Faculdade Santa Maria, da Budega da Música, do Lojão da Cerâmica e da Leia Livraria.

Serviço:
Rota do Sol
Data: 22 de novembro a 1º de dezembro de 2019
Onde: Cajazeiras, Joca Claudino, Triunfo, Bernardino Batista, Uiraúna e Poço de José de Moura no Alto Sertão da Paraíba

Assessoria