Rota Cultural Caminhos do Frio homenageia 100 anos de Jackson do Pandeiro

Nove municípios do brejo paraibanos fazem parte


A Rota Cultural Caminhos do Frio chega a sua 14º edição e tem como carro chefe a comemoração ao centenário do paraibano e multiartista Jackson do Pandeiro. A cidade de Areia deu  início à rota cultural, nesta segunda-feira (1º), às 19h30, com a abertura no teatro do tradicional Colégio Santa Rita.
 
A Orquestra Vó Maria se apresentou tocando o Hino Nacional. Na praça teve feira de artesanato, feira gastronômica e os shows de Rejane Ribeiro e Niedson Lua. O secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti, esteve presente, juntamento com o secretário executivo de Turismo do Estado, Ivan Burity e a presidente da PBTur Ruth Avelino. 

O roteiro,  que teve início em 2005 na cidade de Bananeiras,  é promovido pelo Fórum de Turismo e consolida-se a cada ano fortalecendo a Rota Cultural que se encerra no dia 1º de setembro, em Alagoa Grande.
 
Uma das novidades para este ano é a marca Destino Brejo, criada pelo Sebrae Paraíba,  que traz um destaque para o turismo e a cultura da região Brejo paraibano. O projeto apresenta os principais atrativos turísticos de cada cidade que integra o roteiro. Para o Presidente do Fórum de Turismo, Sergerson Silvestre, o evento tem sua importância na congregação da riqueza cultural que o projeto traz para os municípios participantes, “um evento rico em oficinas e atividades culturais que protagonizam uma semana cheia de atividades nos municípios”.
 
A rota Caminos do Frio movimenta o cenário cultural das cidades envolvidas e tem no Sebrae e no Governo do Estado os seus principais parceiros. Com atrações populares, festival gastronômico, turismo de aventura e cultural, além de oficinas e capacitações, tem desenvolvido o turismo no brejo da Paraíba e fortalecendo a economia local. 
 
Veja as cidades e datas 
1º a 7 de Julho – Areia
08 a 14 de Julho – Pilões
15 a 21 de Julho – Matinhas
22 a 28 de Julho – Solânea
29 de Julho a 4 de Agosto – Serraria
05 a 11 de Agosto -  Bananeiras
12 a 18 de Agosto – Remígio
19 a 25 de Agosto – Alagoa Nova
26 a 01 de Setembro – Alagoa Grande