Ruraltur deixa legado de inovação e parcerias intercontinentais

Evento 100% digital proporcionou novas maneiras de fazer negócios e desponta como referência no segmento

A 16ª edição da Feira de Turismo Rural, RuralTur Digital, proporcionou a troca de vivências, capacitação e conhecimentos sem igual. O que poderia ser visto como adversidade - a impossibilidade de realizar o evento fisicamente- apenas deixou a feira ainda maior e com alcance intercontinental. No encerramento, a gestora de turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim destaca que meio digital que proporcionou novas maneiras de fazer negócios. “Foi uma experiência disruptiva e inovadora para todos nós”, diz. Foram quatro dias de evento com mais de 250 lojas virtuais, quase 3 mil produtos e serviços de aproximadamente 400 micro e pequenos negócios do turismo rural e da produção associada ao turismo. Mais de  12 mil usuários acessaram mais de 20 mil vezes, em cerca de 100 mil páginas vistas, em palestras e produtos. 

Segundo Regina, a retomada do turismo pós- pandemia vai ter uma maior demanda pelo espaço rural, incluindo turismo rural, ecoturismo, aventura e turismo de natureza, além da proximidade, de curtas distâncias. Para ela, o fato de estar em um ambiente virtual levou a propostas mais ousadas como a criação de uma Rede Intercontinental de Turismo Rural, formada em parceria com a II Conferência Intercontinental de Turismo Rural (Cinturr), que aconteceu paralela à Ruraltur. “Isso fará com que essa modalidade de turismo tenha mais visibilidade e reconhecimento, transformando desafios em oportunidades e movimentando o cenário dos negócios turísticos, não mais com abrangência nacional, mas sim internacional”, arremata. “Juntos, fizemos mais com menos, nos projetamos em um mundo sem fronteiras, com o propósito de focar na solução e não nos obstáculo, transformar ameaças em oportunidades, transformar o que parecia impossível, em muitas possibilidades”, avalia Regina. 

A Ruraltur – Realizada pela primeira vez de forma 100% online, por conta da pandemia do coronavírus, a Ruraltur abordou este ano o tema “A Inteligência do Turismo Rural”. O objetivo da feira é promover e fortalecer os negócios e os destinos do turismo rural no Brasil. Para conferir mais detalhes os interessados devem acessar o site oficial do evento, no endereço www.ruralturdigital.com.br. 

Parcerias – Para a sua realização, o evento conta com diversos parceiros, como o Instituto Brasil Rural, Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba, Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Ceará, além do Sebrae Paraíba, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo, beneficiando mais de 400 micro e pequenas empresas do Brasil. Foram 29 países acessando, durante os dias de realização da feira e da conferência. Confira o vídeo com os depoimentos dos participantes: https://we.tl/t-JfDxKG1BDK.