Turismo Religioso na Paraíba

Veja as opções do litoral ao sertão

A Paraíba desponta na área do turismo religioso em vários municípios e o período que antecede o feriadão da Semana Santa é favorável para os romeiros e religiosos. É nesse período que hotéis e agencias de viagens apostam nos pacotes com ofertas para turistas e a Paraíba do litoral ao sertão, é bastante procurada, principalmente como ótimo destino para quem deseja fugir dos grandes centros urbanos. A começar pela Capital, que oferece boa infraestrutura hoteleira e variada gastronomia. O passeio pode ser iniciado nas praias, muito embora estejam situadas em área urbana, oferecem tranquilidade. O roteiro pela orla pode ser esticado até a cidade do Conde, no litoral Sul. Lá estão localizadas as praias de Coqueirinho, Tambaba (naturista), Carapibus e praia Bela. Ao final do dia, o turista pode conhecer a beleza da praia do Jacaré (Cabedelo), no litoral Norte, onde acontece o famoso pôr do sol, acompanhado pelo Bolero de Ravel executado pelo músico Jurandir do Sax.
A região do Brejo paraibano também oferece várias opções ao turista para o feriadão. Guarabira se destaca nessa área, tendo como principal atração o Santuário e a estátua do Frei Damião que da uma bela visão aos romeiros, já que ela pode ser avistada de qualquer ponto da cidade. O monumento possui ainda um museu, montado com a consultoria da Fundação Joaquim Nabuco, casa de ex-votos, praça de celebração, capela e Via Sacra. Além de objetos pessoais, fotografias e artigos religiosos, o museu dispõe ainda de várias estátuas em tamanho natural, as quais reproduzem aspectos da vida do Santo das Missões. Em Pilões o espetáculo da “Paixão de Cristo”, é conhecido como a“Novíssima Jerusalém”, encenada pelo Teatro Padre Matheus há 46 anos, na sexta-feira santa, 19 de abril. Durante a semana, o turismo religioso mostra sua força. A “Paixão de Cristo” é realizada em praça publica, ao arlivre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, através do Grupo de Teatro Padre Matheus que trata, com muita emoção, da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. O espetáculo acontece ao cair da noite com única apresentação na sexta-feira Santa, contando com mais de 80 atores amadores e cerca de 100figurantes. A expectativa dos organizadores é de que mais de quarenta mil pessoas que chegam do interior da Paraíba e de outros Estados, inclusive do sul do país, levando-se em consideração que o Espetáculo da Paixão de Cristo de Pilões, tornou-se conhecido internacionalmente. Em única apresentação com cenas emocionantes e de rara beleza, o espetáculo vem atraindo ao longo dos anos, um público cativo e fiel variado entre adultos, jovens e crianças para reviverem cenas emocionantes sobre a peregrinação de Jesus. Para quem admira o turismo religioso uma excelente opção na Semana Santa é o município de Cuité, região do curimataú paraibano. É lá que você vai reviver toda a trajetória de Jesus com a encenação da Paixão de Cristo no maior espetáculo de teatro ao ar livre da Paraíba, no Horto Olho D’água da Bica, que foi transformado em um teatro a céu aberto, como também vai vivenciar todo o trajeto de morte e ressurreição de Jesus na Via Sacra, local que mostra os 15 passos de Jesus na via dolorosa, desde a condenação até a sua morte. A Paixão de Cristo ao ar livre vem sendo realizada no município desde 1992. O projeto ficou parado durante oito anos, sendo retomado em2014 com uma nova roupagem, sem fugir do contexto bíblico, sob a direção do cineasta cuiteense Ismael Moura, contando com apoio da prefeitura municipal, comercio local e da população no geral. Esse será o sexto ano do espetáculo que tem como realizador a Companhia Cuiteense de Teatro e conta com cerca de 300 atores colaboradores em cena, entre adultos, crianças e idosos, e a encenação acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril, a partir das 20h.
Quem quiser se deslumbrar em meio à caatinga do Cariri paraibano, onde rochedos se destacam com imagens de santos tendo como pano de fundo um céu belíssimo, o lugar é a Gruta de Lourdes, construída em uma propriedade privada, sendo atrativo para os romeiros no município de Boqueirão. O local revela uma história de fé e perseverança, que foi iniciada quando a filha de José Guilherme, proprietário das terras, começou a ter visões em que Nossa Senhora de Lourdes lhe aparecia dizendo que ele devia erguer um santuário naquele local. Então, José Guilherme, que já havia alcançado uma graça decidiu seguir a orientação da Santa e transformou o local na Gruta de Lourdes, que recebe toda semana grupos de orações para manter viva a fé e agradecer graças alcançadas.
Serviço:
Como chegar a Pilões: Saindo de João Pessoa há duas maneiras de se chegar à cidade de Pilões, (120 Km): Pela Br-230 rodovia pavimentada 42km chega em café do vento (posto Policial rodoviário que fica entre João Pessoa e Campina Grande) deixa a BR e segue à direita com direção ao Brejo paraibano, passando pelas cidades de Sapé - Mari – Guarabira–saindo em direção a Cuitegí segue o asfalto 10 km chega a Pilões no Largo da Matriz o espetáculo acontece. A Outra é também asfaltada pela Br230 com destino a Campina Grande, via Juarez Távora-Alagoa Grande –Areia 20 km para Pilões.
Como chegar a Guarabira: Situa-se a 98 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa; a 100 quilômetros de Campina Grande, a cidade mais populosa do interior paraibano; a 198 quilômetros da capital potiguar,Natal; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco. Está inserida na Região Geográfica Imediata de Guarabira e na Região Geográfica Intermediária de João Pessoa.
Como Chegar a Cuité: A distância entre a cidade de João Pessoa Paraíba e a cidade de Cuité Paraíba é de 220 km. O tempo estimado do percurso da viagem entre as duas cidades é de aproximadamente 3 h 9 min.