Seminário Internacional de Economia Criativa será nesta quinta, 28

Evento traz especialistas internacionais e vai mostrar como a economia deve mudar para os novos tempos

O Centro de Convenções de João Pessoa recebe, nesta quinta-feira, 28 de março, o Seminário Internacional de Economia Criativa, uma promoção do Sebrae. O evento será das 8 às 12h e de 14 às 17h, no Teatro Pedra do Reino. O objetivo do Sebrae é divulgar os objetivos da economia criativa, expor casos de sucesso e mostrar experiências no Brasil e no exterior. 
“Nós vivemos numa economia tradicional mas o perfil do novo consumidor não é mais esse. Não estamos mais na era da posse, e sim na era do acesso. Nada melhor do que conhecer as novas economias” disse em entrevista a gerente de turismo e economia criativa do Sebrae PB, Regina Amorim. “Estamos trazendo nesse evento grandes nomes da economia criativa e o exemplo de Lisboa. É importante que todos os segmentos aproveitem essa oportunidade”.
Entre os pilares da economia criativa estão a criatividade, inovação, a cultura, a tecnologia, a sustentabilidade e inclusão. “Há uma mudança no mercado, e se continuarmos no tradicional, o mercado não compra. É preciso mudar. Os recursos que nós temos podem ser utilizados a nosso favor” Segundo Regina Amorim, as pessoas estão interessadas em experiências. “O varejo, por exemplo, seria tão mais lucrativo se tivesse conexão com a cultura, por exemplo”.
Até 2030 muitas profissões devem ser extintas. Há, então, uma mudança em curso que exige uma busca do conhecimento. É ai onde entra a economia criativa, que já está bem desenvolvida em países da Europa. O conceito de economia criativa vem sendo realizado, principalmente no turismo no brejo da Paraíba. É um exemplo. 
Para participar os interessados podem fazer a inscrição no site www.sebraepb.com.br, ou no  local do evento, no Centro de Convenções de João Pessoa, no Teatro Pedra do Reino, a partir das 7h30. Valor da Inscrição: R$ 80 (estudante pagará 50% do valor), à vista ou no cartão de crédito. Maiores informações pelo telefone 2108 – 1256.
Segundo a gestora de Turismo do Sebrae-PB e coordenadora do evento, Regina Amorim, a economia criativa faz parte das novas economias e, por isso, “é prioridade do Sebrae disseminar e alinhar esse conhecimento junto aos empreendedores, empresários, imprensa, entidades parceiras, instituições de ensino superior e entidades de classe empresarial.” O Sebrae quer disseminar estratégias de atuação e conhecimento. Vai haver tradução simultânea para os palestrantes do exterior.
Programação 
Quinta, dia 28.03
8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Painel: “Criatividade e Inovação como Diferencial Competitivo” com Lala Deheinzelin
10h20 – Creative Coffee
10h30 – Painel: Lisboa Criativa – Estratégia da Câmara Municipal de Lisboa de apoio à criatividade, com Bernardo Gaieiras, diretor executivo do Mouraria Creative Hub. Câmara Municipal de Lisboa – Direção Municipal de Economia e Inovação.
11h20 – Painel: “João Pessoa – Cidade Sustentável e Criativa” com o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo – Prefeito de João Pessoa
14h – Painel: O Futuro dos Eventos 
Palestrante: Barbara Maussier – Roma – Itália 
15h – Painel: Porto Digital do Recife – Atuação nas áreas de tecnologia da informação e comunicação e economia criativa.
Palestrante: 
15h50 – Painel: Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, Sebrae SP.
17h – Encerramento