Prefeitura de Cabedelo proíbe fogueira e fogos de artificio durante o São João

Medida atende recomendação do MPPB e busca resguardar a saúde da população durante a pandemia do coronavírus

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, seguindo recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), decidiu proibir o acendimento de fogueiras e a queima de fogos de artificio durante o São João deste ano. A medida busca resguardar a saúde e a vida da população, diante do quadro de pandemia da Covid-19 no município.

A determinação se baseia nos riscos causados pelo acendimento de fogueiras e pela queima de fogos às pessoas que possuem problemas respiratórios, já que a fumaça lançada no meio ambiente agrava a situação dos enfermos.

A fiscalização do cumprimento da determinação ficará a cargo das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Saúde e de Vigilância Sanitária, com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

No começo da pandemia, a Prefeitura de Cabedelo anunciou o cancelamento das festividades juninas da cidade. O investimento de R$ 450 mil no Arraiá do Litoral foi todo revertido para ações sociais e de saúde no combate à Covid-19 na cidade portuária.

Com o cancelamento, a Prefeitura concentrou todo o investimento na festa em medidas de contenção, prevenção e cuidados à Covid-19, a exemplo de aquisições de equipamentos para as unidades de saúde e proteção aos trabalhadores da área, bem como em ações assistenciais, como aquelas voltadas às pessoas em situação de rua.