Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)
O centro de arte, cultura e moda Raízes DaTerra, pioneiro na confecção de roupas com o famoso algodão colorido paraibano, está reabrindo as portas depois de sete meses fechado no mês de outubro próximo. Uma retomada com ares de recomeço e que chega com muitas novidades. A Raízes da Terra fica no casarão de número 39, localizado na Praça Antenor Navarro, térreo e mezanino expõem obras tanto de artistas renomados quanto de anônimos. Telas, esculturas de cerâmica e sucata, luminárias, carrinhos esculpidos na madeira, bolsas e pufes em palha. E mais, mandalas feitas com areia colorida, objetos garimpados em viagens e uma parede onde pratos de louça chamam à atenção. O algodão colorido ganha formas no ambiente com modelos que preenche cabides e veste manequins em um dos pontos turísticos mais importantes do estado. 

Leilão
O juízo de Direito da 4ª Vara Empresarial da Comarca da cidade do Rio de Janeiro (RJ) marcou para o dia 15 de outubro a realização do Leilão Eletrônico do Tambaú Hotel, localizado em João Pessoa. O hotel está avaliado em R$ 131,960 milhões e fica situado na Avenida Almirante Tamandaré, Praia de Tambaú, com área construída de 18.009,05m, de forma circular, constituído de um anel interno, com dois pavimentos cada um. Dotado de 173 apartamentos munidos de toda infraestrutura pertinente ao ramo, com área construída de 12.000,00 m², com idade estimada de 40 anos, o Hotel Tambaú que sempre foi cartão postal de João Pessoa pela exuberante beleza arquitetônica, construído em estrutura de concreto armado, fechamento de alvenaria, cobertura com telhas de fibrocimento, fachada de talude gramada e pintura, agora fecha as suas portas e o seu estado de conservação está precisando de reparos.

Areia (Foto Teresa Duarte)
O Engenho Triunfo e o Restaurante Rural Vó Maria, localizado na Comunidade Chã de Jardim, estão agora entre os produtos turísticos da Recria, Rede Nacional de Turismo Criativo, criada em 2017 pelos pernambucanos Karina Zapata, 44, João Paulo da Silva, 34, e Larissa Almeida, 39.  Trata-se de uma rede nacional de experiências criativas que revelam a essência dos territórios, impulsionando o desenvolvimento das pessoas, das cidades e de sua cultura local. Diferentemente do turismo de massa, a Recria prioriza vivências com trocas genuínas, que estimulem o potencial criativo do turista e, ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento local e o protagonismo dos moradores nas atividades oferecidas – uma mistura dos conceitos de turismo criativo e de base comunitária. O município de Areia, que é Patrimônio Histórico Cultural Nacional, está de parabéns.

Conde
A 30km de João Pessoa, na Costa do Conde, encontra-se a Praia do Amor que está entre as mais belas do litoral sul. Com águas mornas, limpas e cristalinas, além de uma boa faixa de terra para caminhar, ela é perfeita para quem busca relaxar apreciando a natureza e tomar banho de mar e de Sol. A Paraíba já está pronta pra te receber o turista com segurança. Venha desfrutar esse lindo destino!

Bananeiras (Foto em destaque)
O município de Bananeiras, região do Brejo vai receber um novo Resort. O Grupo Conserpa/Enger está preparando um grande lançamento no segmento de condomínios horizontais dentro da cidade em dezembro próximo que é o Alteza Condo Resort. Ele será construído na área mais nobre e cobiçada de Bananeiras, com aproximadamente 600 mil metros quadrados, sendo quase a metade de área verde. Situado ao lado do Águas da Serra, será um condomínio de lotes com área variando entre 450 m² e 915 m², além de um sub-condomínio de chalés, permitindo total privacidade e um convívio permanente com a mais bela vista da região, que poderá ser desfrutada tanto por moradores permanentes, como por turistas de temporada, assim como por quem optar por ter uma segunda residência. O projeto prevê uma série de atrativos naturais, como um lago, prainha artificial para a prática de esportes como beach tênis ou vôlei, bem como área para trilhas, mountain bike, além de esportes um pouco mais radicais, como escalada e rapel, entre outros atrativos.