Turismo & Lazer

Mirante Atalaia

Logo após a construção do Forte de São Felipe e São Tiago, no fim do século XVI, surgia o Mirante do Atalaia, prédio construído em forma de torre quadrangular, em alvenaria de arenito ferruginoso,  que serviu de observatório na defesa das terras paraibanas contra navios considerados inimigos. Este mirante, construído durante a União Ibérica (unificação das coroas portuguesas e espanholas, de 1580 a 1640), se constitui num dos marcos nas lutas pela conquista da terra.

Atualmente, a importante estrutura cercada por estacas de concreto, e inserida entre uma grande plantação de cana de açúcar e num terreno particular, sofre com as ações do tempo e necessita, urgentemente, de restauração e cuidados.

Apesar de difícil acesso e falta de sinalização, os moradores locais podem levar o turista e esse marco histórico do nosso Estado, que está localizado no alto de uma colina, na zona estuarina do rio Paraíba, no bairro de Forte Velho (a primeira sede da Capitania da Paraíba), distrito de Livramento, no município de Santa Rita.

Mesmo tombado pelo Iphan, desde o ano de 1938, esse monumento só teve sua visibilidade resgatada após o surgimento da Trilha dos Potiguaras, projeto de turismo sustentável para o litoral norte da Paraíba. 

Acesso: BR 101(Norte) – PB 011 (Via do Turismo) - (Entrada de Bebelândia).

Distância: Santa Rita - 31 Km (Centro) - João Pessoa 43 Km.