Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Taperoá (Foto Roberto Guedes)

Um dos atrativos turísticos no município de Taperoá é Ponte dos Arcos, mais conhecida pelos taperoaenses como “Ponte Velha”. A belíssima edificação foi construída entre os anos de 1925 e 1926 durante o Governo Estadual de João Suassuna, tendo uma extensão de 64 metros e quatro arcadas, duas grandes e duas pequenas. A bela ponte já serviu de entrada para a cidade e escoamento da produção de algodão e milho, que na época, Taperoá era uma das maiores produtoras do Brasil. Desde a sua construção, a ponte passou a ser um local de visitação por pessoas que procuram um lugar mais tranqüilo na cidade para admirar o pôr do sol, daí se tornou um ponto turístico. A sua revitalização, feita na atual gestão municipal, foi concluída em outubro do ano passado.

Pólo Turístico Cabo Branco
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Representação Institucional da Paraíba (Seri), da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), participou na última terça-feira (28) de uma reunião por meio de videoconferência com os representantes do Ministério do Turismo (MTur) para apresentar o projeto do Pólo Turístico Cabo Branco. Recentemente, foi lançado um novo edital de chamamento público, no qual estão sendo oferecidos cinco lotes que contemplam, além do setor urbanístico hoteleiro, áreas para comércio, serviços e animação turística. Segundo o secretário executivo da Seri, Adauto Fernandes, estão sendo feitos diversos contatos com órgãos nacionais e internacionais para a divulgação do Complexo Turístico.

Areia (Foto em destaque)
A partir de amanhã (1º) de agosto, o Engenho Triunfo, localizado no município de Areia, região do Brejo, reabre suas portas visitação turística. O empreendimento está pronto para atender aos turistas, atendendo ao protocolo de segurança sanitária e de distanciamento recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda a sua equipe participou de capacitações ministradas pelo Ministério do Turismo e também pelo Sebrae (PB), sobre os novos protocolos de biossegurança. Além disso, o Engenho aderiu ao “Pacto Turismo Rural Consciente: Juntos pelo Turismo”, que tem o objetivo de orientar os empresários do Setor Rural brasileiro sobre os protocolos de biossegurança em prol da saúde e da sustentabilidade com orientações para prepará-los para a retomada da atividade rural, pós-pandemia. O Engenho é aberto de segunda-feira a sábado, das 09h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos domingos, das 09h às 11h. A taxa de visitação custa R$ 15,00 por pessoa, com direito a sorvete com Triunfo, uma dose de Triunfo, sucos e caldo de cana à vontade.

João Pessoa
Após mais de 120 dias, o setor de hotéis, bares e restaurantes de João Pessoa reabriu na última segunda-feira (27). Os bares e restaurantes cumprirão protocolos sanitários para evitar a propagação do novo coronavírus. Entre as principais medidas estão à abertura com metade da capacidade total do estabelecimento, respeitando o distanciamento de 1,5 metros e no máximo quatro pessoas por mesa; brinquedotecas fechadas; sem apresentações ao vivo e serviço de self-service com funcionário para servir os clientes. Ainda entre as medidas, estão horários definidos para encerramento do expediente. Após as 22h, não será possível que nenhum cliente esteja no interior dos salões. O setor hoteleiro também vai cumprir medidas semelhantes, que priorizam reforço nas práticas de higiene e distanciamento. As refeições serão entregues para os hóspedes nos quartos e as áreas sociais só poderão ser usadas agendamento prévio.

Pitimbu (Foto Teresa Duarte)
Localizada a 60 km de João Pessoa, em Pitimbu, a Reserva do Abiaí é uma nova opção para os turistas que buscam sol, natureza e, principalmente, tranquilidade no litoral sul paraibano. Lá você vai encontrar duas opções de passeios: o de Catamarã pelo rio, com parada para caminhada no mangue, e o de caminhão, batizado de Mamute, que adentra a Mata Atlântica e apresenta um pouco da cultura indígena.