Paraíba - Todos os Cantos

Por Teresa Duarte

Galante (Foto em destaque)
O Arraiá de Cumpade, produto turístico rural que faz parte das festas juninas de Campina Grande, sendo realizado na Divina Vila, localizada na Fazenda Olho D’água em Galante, distrito de Campina Grande, não foi realizado neste ano, por cota da pandemia do covid-19, onde a recomendação da Organização Mundial de Saúde é evitar aglomeração. Essa séria a décima edição do Arraiá de Cumpade, produto que é muito freqüentado durante todos os finais de semana do mês de junho, exatamente pela simplicidade que ele retrata a cultura Nordestina. A atração principal é o Cumpade João, uma figura autentica do nordeste que preserva os cânticos e vestimentas do vaqueiro e comanda a animação da festa ao som da sanfona, zabumba e triângulo, grupo de danças folclóricas, quadrilha junina e a tradicional procissão do vaqueiro levando a imagem de Nossa Senhora do Rosário entre os participantes da festa. Para a décima primeira edição, no próximo ano, o Cumpade João promete muita alegria durante todo o mês de junho.

Duas Estradas 
O município de Duas Estradas, região do Brejo,a foi notícia na Folha de São Paulo, um dos maiores jornais do país. Uma matéria sobre a restauração da nossa Estação Ferroviária foi publicada no último domingo (21) contando um pouco da história da fundação do complexo ferroviário até a restauração iniciada em 2017 num blog específico sobre o mundo dos trilhos. A estação ferroviária de Duas Estradas, foi restaurada após dois anos de recuperação do histórico prédio que foi inaugurada em 1904. Após a restauração, concluída há um ano, o prédio passou a abrigar uma biblioteca municipal, atraindo pessoas para projetos voluntários, a exemplo do chá da estação, em que os participantes levam bolos, biscoitos e bebidas e se reúnem para conversar.

Cabaceiras (FotoTeresa Duarte)
A Roliúde Nordestina fica no município de Cabaceiras, região do Cariri paraibano. Terra onde o bode é rei e cenário de mais de 30 produções, entre documentários e longas nacionais, esse município a 166 km de João Pessoa, foi palco de novelas e séries, dentre elas o Auto da Compadecida e Onde Nascem os Fortes. Um grande letreiro instalado fica instalado logo na estrada que dá acesso à entrada do município, idéia do jornalista Wills Leal, falecido no dia 7 de maio deste ano, por conta do projeto turístico-cinematográfico implantado por ele no município.

Campina Grande
A pandemia causada pelo novo coronavírus com isolamento social mudou a realidade de vida das pessoas, causando desemprego e fazendo com que famílias que trabalham com a arte ficassem em situação de dificuldade. Para ajudar famílias do Circo Mundo Mágico, será realizada uma live solidária no dia 4 de julho, a partir das 18h, através do canal do circo no YouTube e na página do Facebook (Mundo Mágico um Show de Circo). Além de atrações circenses, haverá a apresentação de artistas da terra. O Circo Mundo Mágico encontra-se atualmente em Campina Grande e está há quatro meses sem funcionar. Ele é formado por sete famílias, com 11 crianças, um idoso e 14 adultos, precisando de solidariedade e da doação de itens de alimentação e higiene pessoal. De acordo com a direção do circo, a prioridade com a realização da live é pagar a água, luz, gás, comprar água para as crianças, além de fraldas, leite e remédios.

Barra de Mamanguape (Foto: Teresa Duarte)
O turismo de descanso dentro de um estuário protegido por um avanço de terra que forma um pontal e um rio calmo, navegável, incrustado no mangue. É assim o ambiente natural da Barra de Mamanguape, localizada no encontro do Rio Mamanguape com o mar (Barra), no litoral Norte da Paraíba, lugar que além de preservar a sua beleza natural, também conta com rica biodiversidade na Área de Proteção Ambiental – APA, e por isso possui o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM), de proteção do mamífero aquático. Esses atrativos contribuíram para criação de um novo modelo de hospedagem que é a Sua Casa na Barra, onde os hóspedes participam de caminhadas, pescarias, passeios de barco, passeios ciclísticos e trilhas pela Mata Atlântica e pela Floresta de Restinga, vivenciando momentos de lazer e tranquilidade por meio da interação com a natureza. 

Contato com a coluna: teresaduarte2@hotmail.com