Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Alagoa Grande (Foto principal)
Todos os domingos o Jornal A União circula com a página “Giro nos Municípios”. No próximo domingo (31) o município em destaque será Alagoa Grande, terra do rei do ritmo Jackson do Pandeiro. Na matéria, nós destacamos os diversos pontos turísticos no município que pode ser economicamente muito bem explorado. Alagoa Grande teve um grande desenvolvimento no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava, sendo também, berço dos filhos ilustres Margarida Maria Alves, líder sindical; Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, advogado, diplomata, jurista e político brasileiro, e do poeta Apollônio Zenayde. 

Destino Paraíba
A presidente da PBTur - Empresa Paraibana de Turimso, Ruth Avelino, participou na última segunda-feira (25) de uma aula técnica para alunos do Curso Gestão Turística Cultural do Instituto Politécnico de Tomar, cidade portuguesa distante 137 km de Lisboa, em Portugal. A aula foi por meio de uma vídeoconferência coordenada pela professora Maria Rita Nunes, que é paraibana, mas reside na cidade há vários anos. De acordo com Ruth Avelino, durante a aula ela teve a oportunidade de passar informações de como é o trabalho realizado pela PBTur no processo de divulgação do Destino Paraíba, em especial, em Portugal. A executiva disse que a estatal paraibana tem participado efetivamente de eventos na Europa, como na Feira de Turismo de Lisboa, por meio de uma parceria com a Embratur, que acontece todos os anos.

Itabaiana (Foto: Teresa Duarte)
O município de Itabaiana é um verdadeiro convite ao lazer. Com vários pontos em destaque, a exemplo da linda "Ponte de Guarita", ponte metálica sobre o Rio Paraíba que possui cerca de 150 metros de vão e que leva esse nome por que ficar próximo ao distrito de Guarita. Outro belo ponto histórico, tombado pelo Infaep, é o Coreto de Itabaiana que fica localizado na Praça Manoel Joaquim de Araújo. A Igreja Nossa Senhora da Conceição, igreja matriz, cuja construção foi iniciada no final do Século XIX e foi inaugurada no inicio do século XX, é outro ponto histórico muito bem preservado no município. Ao lado da igreja está o Obelisco de Itabaiana, erguido na década de 40 em homenagens aos pracinhas itabaianeses que tinham ido para Segunda Guerra Mundial. Falar na beleza dos antigos casarões um destaque para o “Casarão dos Borges”, belíssima edificação construído em 1920, que ainda matem a sua estrutura muito bem preservada. 

Guia Mundo 
Nesse momento do isolamento social por conta da covid-19 o turismo é um dos mais afetados. Por isso, algumas empresas do ramos estão se reinventando com muita criatividade, a exemplo da Guia Mundo Turismo. Para manter o contato com os clientes, o proprietário da empresa criou um canal no You Tube, como mais uma forma de divulgar os roteiros e de manter a aproximação com as pessoas. Amanhã (30), às 11h, será o lançamento da live que se chama “Mesa de Bar", e a live será com o cover de Reginaldo Rossi. Para interagir, faça uma foto e envie pelo whatsapp 99679-7601 para os organizadores mostrar, durante a live, como está a sua mesa de bar em casa.

Brejo (Foto Teresa Duarte)
Aos amantes da natureza a região do brejo é o local ideal para desfrutar nos municípios de restaurantes e diversos locais em perfeito contato com a natureza, além do clima agradável. Uma excelente opção são os banhos em belíssimas cachoeiras situadas entre exuberantes vegetações, águas cristalinas e cascatas que proporcionam lazer e muita aventura. Essas cachoeiras podem ser visitadas durante todo o ano, pois sempre tem água, porém, é no período do inverno que elas estão com maior volume, enquanto que entre os meses de setembro até maio a água é muito pouca, mas dá para tomar banho. As cachoeiras mais visitadas estão localizadas nos municípios de Areia, Pilões, Bananeiras e Pirpirituba, que são a do Rocandor, Ouricurir e a da Manga.

Contato com a coluna:  teresaduarte2@hotmail.com