Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Recomendações Sebrae
Um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus, o turismo está com as suas atividades praticamente paralisadas em todo o mundo, impactando não apenas os negócios que atuam diretamente nesse universo, como também outros setores, a exemplo de alimentação e serviços, que possuem na atividade turística uma importante fonte de renda. Diante desse cenário de dificuldades e da incerteza sobre quanto tempo a pandemia irá durar, muitas empresas estão revendo as suas práticas e estratégias para continuarem ativas no mercado e financeiramente saudáveis, enquanto não é possível retomar o trabalho e reaquecer a atividade. O Sebrae Paraíba recomenda aos empresários do setor a reorganizar as finanças de acordo com o cenário atual, planejando e acompanhando de perto o fluxo de caixa da empresa. Para essa adaptação à nova realidade, também é necessário que o empreendedor analise todas as contas e despesas do negócio, diminuindo todos os custos que forem possíveis nesse momento.    

Ingá (Foto em destaque - Teresa Duarte)
“Um destino para vivenciar experiências únicas e emocionar você!”. Esse é o tema da folhetaria elaborada pelo Sebrai Paraíba que enumera doze atividades do turismo de experiência com foco na produção associada ao turismo no município do Ingá. Entre elas não poderia faltar a conhecida Pedra do Ingá, um monumento arqueológico identificado como Itacoatiara, constituído por um terreno rochoso com inscrições rupestres entalhadas na rocha. O local recebeu o nome de “Itacoatiaras Noturnas”, que é uma atividade criativa e inovadora, proporcionando aos visitantes a beleza noturna.

Rio Tinto
O município de Rio Tinto, distante 52 km da Capital, abriga uma bela obra que foi construída por operários alemães a serviço da extinta Companhia de Tecidos Rio Tinto. Trata-se da Igreja de Santa Rita de Cássia. Historiadores contam que a águia na fachada principal de um templo católico, representou a opulência e poderio do III Reich adorna, na Paraíba. Os arcos são de envergadura tão perfeita, que dispensam o uso do ferro. O nicho principal, ocupado por Santa Rita de Cássia, é circulado por 14 santos e todas as estações da Via Sacra. Uma bela obra que vale a pena ser visitada.

Areia (Foto: Teresa Duarte)
Um dos pontos turísticos do município de Areia é o Engenho e Cachaçaria Triunfo. Diariamente ele é visitado por turistas em busca da história de sucesso desse investimento, que é relatada pela proprietária Maria Júlia. Ela recebe os visitantes em uma sala para, além desse relato, falar sobre o processo de fabricação da cachaça e depois, conduz os grupos a uma visita pelas dependências do engenho. A visitação termina com a degustação lanche com sucos variados, caldo de cana, frutas, sorvete de rapadura com cachaça, e também na lojinha existente que comercializa produtos da Triunfo, souvenirs e entre outros. Para visitar o local é preciso pagar uma taxa de R$ 5, que dá direito à palestra de Maria Júlia e ao lanche.

Campina Grande
A versão virtual do São João 2020 de Campina Grande contará com a tradicional apresentação da cantora Elba Ramalho no dia 23 de junho, véspera da data em que é celebrado o dia do santo junino que dá nome para a festa. O anúncio foi feito na última terça-feira (12), por meio de um vídeo, gravado pela artista paraibana. O evento estava previsto para acontecer entre os dias 5 de junho e 5 julho, mas foi adiado para outubro por causa da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A realização do festejo, considerado como ‘O Maior São João do Mundo’, está programado para acontecer entre 9 de outubro e 8 de novembro deste ano.

Bananeiras (Foto Teresa Duarte)
O município de Bananeiras atrai turistas de várias localidades pelos seus atrativos locais. Pasasada a pandemia por conta do covid-19 você pode se programar para fazer um city tour, e no roteiro pode ser incluído visita a Igreja Nossa Senhora do Livramento, Por do Sol no Cruzeiro Roma e uma chegada para conhecer o Túnel da Viração e a Estação Bananeiras (Antiga Estação de Trem). 

Contato: teresaduarte2@hotmail.com