Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Coronavírus
Reforçando a campanha lançada pelo governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo – PBTur, cujo tema é “Não cancele, remarque”, empresários do meio de hospedagem e alimentação estão inovando os serviços com muita criatividade. Hoje eu destaco aqui algumas inovações que estão acontecendo no meio turístico e também mostro alguns locais para você se programar para conhecer quando tudo passar.

Conde (Foto Teresa Duarte)
O município de Conde, litoral sul, a empresária Soraya Mariz decidiu inovar lançando um novo serviço para gerar renda, pagar as contas e não demitir os funcionários. Na Pousada dos Mundos, ela está recebendo pessoas que estão sofrendo com a solidão causada pela pandemia. São pessoas que moram sozinhas e até aquelas que querem se sentir mais seguras durante a pandemia distante dos grandes centros urbanos. As pessoas podem passar de um a seis meses sabendo que terão toda a estrutura e cuidado necessários, ou seja, tem que ser uma pessoa sozinha e ela terá que apresentar o teste negativo para a covid-19, além de cumprir com as regras estabelecidas. 

João Pessoa
Será iniciada hoje e segue até o próximo dia 31 a Restaurant Week, maior festival gastronômico do Brasil, com uma história de mais de 10 anos no país e que teve a sua primeira edição em João Pessoa em 2019. Com objetivo de proporcionar uma experiência gastronômica na casa dos clientes, o evento vai acontecer neste ano com uma grande novidade. Devido à pandemia da covid-19 e com o objetivo de minimizar os prejuízos sociais e econômicos, o festival vai acontecer com vendas no delivery e traz também uma importante ação solidária, com doação de refeições para pessoas em estado de maior vulnerabilidade social. Em João Pessoa, 13 restaurantes de João Pessoa já confirmaram a participação no evento. 

Praias (Foto Teresa Duarte)
O não atendimento da população ao isolamento social como prevenção ao convid-19, fez com que diversas prefeituras do nosso Estado fazer o fechamento do acesso às praias. Estão proibidas o acesso as praias de João Pessoa, Cabedelo, Conde e Baía da Traição. Em João Pessoa, o fechamento temporário das praias inclui também as atividades na faixa de areia, nas calçadas e na ciclofaixa, ou seja, estão suspensas caminhadas, corridas, entre outros exercícios na área delimitada pela prefeitura. O mesmo vale para as atividades nos parques da Lagoa e Parahyba.

FINCC 2020
Uma oportunidade para ampliar o conhecimento, o networking e os negócios na própria área de atuação ou, até mesmo, em outros segmentos. Este é o objetivo das 20 rodadas de negócios que estão sendo realizadas durante a Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos - FINCC 2020. O evento, que é 100% digital segue com uma programação repleta de palestras, apresentações de cases de sucesso, oficinas criativas e shows musicais até o próximo domingo (10). Além da feira digital com 185 lojas virtuais, a programação é completamente gratuita e contempla segmentos como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual e cinema, design, música, teatro, circo, literatura, games, arquitetura, moda, museus, comunicação, publicidade, websites e startups. 

Boqueirão (Foto: Teresa Duarte)
Para os amantes da natureza uma dica é o Camping Rural do Lajedo do Marinho. Ele fica instalado no município de Boqueirão, alto do Lajedo Marinho, e conta com banheiro, chuveiro e fogão a lenha, ficando a cargo do visitante levar ou alugar a barraca existente no próprio local. Tudo é proporcionado pelos condutores turísticos do Lajedo Marinho que organizam todo o passeio, desde o inicio das trilhas até mesmo o almoço de quem quiser viver essa experiência única na Paraíba. Os interessados já podem adiantar a sua reserva para quando a pandemia passar pelo pelos telefones (83) 98680-1027, (83) 99945-2959 e (83) 98116-7100 ou pelo email condutoresturistlajedosmarinho@gmail.com.

E-mail: teresaduarte2@hotmail.com