Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Maturéia (Foto Teresa Duarte)
Aos amantes da natureza, aqueles que adoram o turismo ecológico, uma boa dica na Paraíba é o Pico do Jabre. O belo Parque Estadual Pico do Jabre, considerado o ponto mais alto da Paraíba, com 1.197 metros de altitude, na Serra da Borborema, fica situado entre os municípios de Mãe D’água e Matureia, um dos ecossistemas mais ricos da Paraíba, abrigando árvores típicas da mata úmida e elementos da Caatinga.O Pico do  Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva qualquer visitante. O parque possui aproximadamente 500 hectares de área composta de espécies de Mata Atlântica e Caatinga, sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das maiores fontes de pesquisas biológicas do país.

Alagoa Grande
Uma das belas igrejas existentes na Paraíba é a Matriz de Nossa Senhora de Boa Viagem, no município de Alagoa Grande, idealizada e fundada pelo seu primeiro vigário, Frei Alberto Cabral, em 1861. Ela foi inaugurada em 1868, em estilo clássico, mas reformas ocorridas ao longo dos anos também lhe deram traços góticos e barroco. A catedral possui duas torres altas, o que significava poder e imponência numa sociedade escravocrata. Na torre direita fica o sino da igreja e na torre esquerda foi instalado um relógio trazido dos Estados Unidos em 1930. A cruz de 150 cm, instalada no cume central da igreja, é símbolo do catolicismo.

Gurinhém (Foto Teresa Duarte) 
É fazendo um passeio pela Serra do Catolé, no município de Gurinhém, a cerca de 80 quilômetros de João Pessoa, que você vai contemplar uma bela vegetação e degustar deliciosas jabuticabas no período que acontece a safra do fruto, como também saborear os produtos derivados dela, a exemplo da geléia, licor, suco, cocada e da própria jabuticaba cristalizada. A trilha é feita por condutores locais que também levam os turistas para conhecer a feira de orgânicos produzidos na região.

 

Forte Velho
Lugar em perfeita sintonia com a natureza, Forte Velho, distrito de Santa Rita, vem despontando no turismo com a instalação de pousadas, bares e restaurantes típicos, onde pode-se degustar a gastronomia típica e de qualidade. Forte Velho fica as margens do Rio Paraíba e o acesso pode ser feito via terrestre passando pelo município de Santa Rita, através da BR-101, depois seguindo por uma estrada de terra cercada por canaviais e resquícios de mata atlântica. O local também é acessível por ônibus partindo da cidade de Santa Rita, ou por barco, a partir da Praia do Jacaré em Cabedelo, onde o turista fará um belo passeio pelo Rio Paraíba que passa por vários pontos como Costinha, Ilha da Restinga e parando na comunidade de Forte Velho em forte velho.

Lucena (Foto em destaque)
É fazendo uma pequena travessia no trecho mais raso do Rio Miriri, no município de Lucena, que chegamos a uma trilha curtinha com apenas dez minutos de caminhada entre a mata, até as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso. Um local mágico e inesquecível, a Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, muito embora seja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba – IPHAEP, uma construção de 1789, ainda tem paredes erguidas por força da mãe natureza que tomou providencias e é a raiz de uma gameleira que impede o seu desmoronamento total. Para fazer o percurso até as Ruínas de Bonsucesso se faz necessário a contratação de um guia ou condutor local conduzindo o grupo, para que o passeio não se transforme em um problema. Ao andar pelas trilhas seja prudente, a presença de pedras pontiagudas, áreas escorregadias e íngremes alerta para o maior cuidado ao seguir este percurso