Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Litoral Sul 
Corais, piscinas naturais, águas transparentes, falésias coloridas, rios e lagoas, são cenários que o turista vai apreciar no para o Litoral Sul quando o período da pandemia do novo coronavírus terminar. Praias paradisíacas e muitas vezes, desertas, estão situadas nos municípios do Conde e Pitimbu, distante apenas 20 quilômetros de João Pessoa. No caminho, seguindo pela PB 008, no Altiplano Cabo Branco, uma bela paisagem que é vista ate chegar às praias de Barra de Gramame, Coqueirinho, Tambaba (primeira praia de nudismo oficial no Nordeste e a segunda no Brasil, desde 1989) e Praia Bela, com parada para um delicioso banho. Na foto a bela paisagem do Mirante do Dedinho.

Areia 
Com o isolamento social e o consequente fechamento do comércio na Paraíba no combate a pandemia do novo coronavírus, o Restaurante Vó Maria, em Areia, região do Brejo da Paraíba, tem buscado alternativas para conseguir cumprir com os compromissos com folha de pagamento do pessoal, que precisam também pagar as suas contas. Ao todo 19 pessoas trabalham no estabelecimento.Uma das iniciativas foi a criação de um delivery – entrega em domicílio – nas cidades de Areia e Remígio. Os pedidos são feitos durante a semana e entregues nos sábados e domingos. A quentinha é entregue com fitinhas, flores e frutas. Tem ainda um combo, com suco e doce. Os pedidos podem ser feitos por meio de uma grupo de WhatsApp (83) 99998-2597.

Boqueirão 
Quem gosta do turismo religioso se deslumbra em meio à caatinga do Cariri Paraibano, onde rochedos se destacam com imagens de santos tendo como pano de fundo um céu belíssimo na Gruta de Lourdes, construída em uma propriedade privada, sendo atrativo para os romeiros no município de Boqueirão. O local revela uma história de fé e perseverança, que foi iniciada quando a filha de José Guilherme, proprietário das terras, começou a ter visões em que Nossa Senhora de Lourdes lhe aparecia dizendo que ele devia erguer um santuário naquele local. Então, José Guilherme, que já havia alcançado uma graça decidiu seguir a orientação da Santa e transformou o local na Gruta de Lourdes, que recebe toda semana grupos de orações para manter viva a fé e agradecer graças alcançadas.

Pilões 
O espetáculo da “Paixão de Cristo”, no município de Pilões é conhecido como a “Novíssima Jerusalém”, encenada pelo Teatro Padre Matheus, completaria neste ano 47 anos de apresentação sempre na sexta-feira santa. A “Paixão de Cristo” é sempre realizada em praça publica, ao ar livre, no largo da matriz do Sagrado Coração de Jesus, através do Grupo de Teatro Padre Matheus que trata, com muita emoção, da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade. O espetáculo acontece ao cair da noite da Sexta-feira Santa, contando com mais de 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes.

Cuité 
A Paraíba desponta na área do turismo religioso em vários municípios e o período que antecede o feriadão da Semana Santa, é favorável para os romeiros e religiosos. Em Cuité, região do Curimataú Paraibano, para quem faz estudos na interpretação do Evangelho, uma excelente opção é vivenciar todo o trajeto de morte e ressurreição de Jesus que tem sido um grande atrativo para os romeiros. O local revela a história da Via Sacra mostrando os 15 passos de Jesus na via dolorosa, desde a condenação até a sua morte. A encenação é feita ao ar livre ao longo da rua Samuel Furtado, numa extensão de 3 quilômetros da dolorosa Via até o Monte Calvário onde Jesus Cristo foi crucificado entre dois malfeitores e ao jardim onde foi sepultado em um sepulcro escavado na rocha. 

Contato com a coluna: teresaduarte2@hotmail.com