Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Pandemia
Diante a pandemia que estamos vivendo por conta do coronavírus, cuja recomendação é ficar em casa, a PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, lançou a campanha “Não cancele, remarque”. A campanha visa mostrar os principais pontos turísticos da Paraíba, lugares inesquecíveis que você pode ir se planejando para conhecer assim que tudo isso passar. Por isso, destaco na coluna alguns desses lugares incríveis. 

Cabaceiras (Foto Teresa Duarte)
O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, cancelou a edição da Festa do Bode Rei 2020, que estava prevista para acontecer nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho.O gestor tomou a decisão após conversar com os secretários da gestão municipal, vereadores e seguimentos do turismo, artesanato, cultura e outros. Tiago destacou alguns pontos primordiais para a não realização do evento: “As empresas que estavam dispostas a apoiar o evento já desistiram, o apoio do Governo do Estado com estrutura e segurança também ficou vetado pelo decreto do governador e sem falar no risco de contaminação da doença com a realização do evento”, explicou Tiago.

PBtur
Todos os postos de atendimento aos turistas gerenciados pela PBTur estarão fechados até o dia 18 próximo. A medida segue determinação do Governo na prevenção da disseminação do coronavírus no Estado, evitando assim o atendimento presencial. Estão suspensos os atendimentos presenciais nos postos instalados no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa; no Terminal Rodoviário de João Pessoa, localizado no Varadouro; e no posto instalado no Centro Turístico de Tambaú, no Largo da Gameleira. Para que os turistas não fiquem desassistidos, a PBTur está disponibilizando o telefone de número (83) 3214 – 8106.

Bananeiras 
Quem gosta da natureza e procura à tranqüilidade longe dos centros urbanos o lugar ideal é a "Bica dos Cocos, Bar e Restaurante Rural". O local encantador fica na zona rural de Bananeiras, sendo ideal para os praticantes do turismo ecológico. O ambiente é belo e cercado de verde com fontes de água claras e cristalinas ideal para relaxar e se refrescar com um banho em diversas cascatas. A simplicidade faz o diferencial do ambiente que, além dos diversos pontos para um delicioso banho, o visitante também pode saborear a tradicional galinha de capoeira, acompanhada do pirão, molho pardo, arroz da terra, macaxeira e feijão verde. Para chegar ao local passa pela Estação Bananeiras e pega logo em seguida a rua de barro a direita seguindo sempre em frente.

Brejo
Os Prefeitos Elias Costa (Jacaraú), Joyce Rennally (Duas Estradas), Fabiano Pedro (Lagoa de Dentro), José Aurélio (Pedro Régis) e Adailma Fernandes (Serra da Raiz), cancelaram a edição desse ano do Projeto Arraiá do Interior, que ocorreria entre os meses de junho e julho. A decisão foi tomada em consonância com as autoridades sanitárias e de saúde do Brasil e do Estado cujo objetivo maior é a proteção da população, sendo esta mais uma das inúmeras ações destes municípios com vistas a prevenção contra à disseminação do novo Coronavírus.


Areia 
O Engenho Triunfo, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano e distante apenas 135 km de João Pessoa, está entre as regiões para indicadas para o consumo da cachaça brasileira em matéria da Folha de São Paulo. Além da Paraíba, a consultora de bebidas Isadora Bello Fornari, conhecida como Isadinha, indica entre as regiões para conhecer a produção de cachaça, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Na Paraíba ela revela que no Estado é tradicional o armazenamento de pinga freijó, madeira que deixa a bebida mais seca e com pouca coloração e destaca que no Engenho Triunfo os visitantes, além do processo da fabricação, também podem fazer a degustação do produto.

Contato: teresaduarte2@hotmail.com