Paraíba - Todos os Cantos

Um giro pelo turismo da Paraíba

Turismo Ecológico 
Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 20 suspende a visitação em unidades de conservação da Paraíba pelo prazo de 30 dias. A medida foi tomada para evitar aglomerações e possíveis infecções pelo novo coronavírus. Foram atingidos pela determinação o Parque Estadual de Areia Vermelha, em Cabedelo; a Mata do Buraquinho, em João Pessoa; o Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna; e o Vale dos Dinossauros, em Sousa. 

Patos 
A exemplo de Campina Grande que teve as festas juninas adiadas, o prefeito interino de Patos, Sertão da Paraíba, também achou mais prudente adiar a festa, que aconteceria no período de 19 a 24 de junho.  A informação foi divulgada na última quarta-feira (25) pelo próprio Prefeito. O evento ainda não tem uma data definida para acontecer.

João Pessoa
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, informa que o Terminal Rodoviário de João Pessoa continua aberto, porém funcionando com número reduzido de ônibus devido à epidemia do coronavírus. Isso ficou acordado, inclusive, desde o último dia 20, entre o governador João Azevêdo e a direção do DER. 


Essas providências no setor de transportes públicos de passageiros foram tomadas dentro do pacote de medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus no Estado e estão contidas no Decreto N° 40.135 de 20 de marc?o de 2020, em seu artigo 8°. O decreto também determina o funcionamento com horário reduzido na balsa que faz a travessia Costinha/Cabedelo/Costinha. As lanchas de transporte fluvial, que fazem a travessia Costinha/Forte Velho/Cabedelo estão funcionando, também, com horário e capacidade de pessoas reduzidos.

Campina Grande
O Maior São João do Mundo de 2020 será realizado no período de 9 de outubro a 8 de novembro. O anúncio do adiamento da 37ª edição do evento foi feito pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, nas redes sociais no início da noite da última segunda-feira (23). O adiamento do Maior São João do Mundo veio em “função da crise, criada pela pandemia do Coronavírus; em atendimento às normas de segurança à saúde, determinadas pelas autoridades em saúde municipais, estaduais e federais.

Galante 
O empresário João Barreto (Cumpade João) anunciou nas redes sociais o fechamento do Restaurante Regional Casa de Cumpade, em atendimento às normas de segurança à saúde, pandemia do Coronavírus. As atividades da casa serão retomadas tão logo o período da quarentena seja liberado pela autoridades. O tradicional “Arraiá de Cumpade”, que se realiza todos os anos no complexo da Casa de Cumpade, também teve a sua data alterada, seguindo o mesmo período de realização do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. 

Conde
A Prefeitura do Conde decretou o fechamento integral do acesso às praias e pontos turísticos da cidade. O decreto, que foi publicado no Diário Oficial da ultima quarta-feira, também proíbe a circulação de veículos de turismo na região, como buggy e quadriciclo como medida de prevenção à disseminação do coronavírus. A medida atende a um decreto estadual de calamidade pública do Governo da Paraíba. O município ainda não tem registro de casos do coronavírus, mas está tomando todas as medidas necessárias, a exemplo do fechamento de restaurantes, bares e casas de shows, criação de barreiras sanitárias nos acessos ao município (PB-018 e PB-008), e o fechamento do acesso às praias do Litoral Sul como também aos pontos turísticos.

Contato com a coluna: teresaduarte2@hotmail.com
Foto: Teresa Duarte