Paraíba - Todos os Cantos

Por Teresa Duarte

Coronavírus
Devido à pandemia do coronavírus, foram cancelados ou adiados muitos eventos culturais, redução de vôos, entre outras medidas. É um tempo de reflexão e um pouco de isolamento porque devemos evitar lugares com aglomerações. O turismo, conseqüentemente é um dos setores mais afetados, porém, não devemos suspender os nossos sonhos, ou seja, não desista daquela viagem a um destino muito almejado, faça o cancelamento e programe para quando tudo isso passar. Se você é uma daquelas pessoas que não consegue ficar em casa, faça um passeio em algumas regiões da Paraíba que tem lugares abertos em contato direto com a natureza. Que tal um banho de cachoeira? Isso pode ser feito na região do brejo. Podemos conhecer diversos lugares que estão livres de aglomerações e as trilhas ecológicas são excelentes opções para esse período onde a prevenção é o melhor remédio ao combate ao vírus.

João Pessoa (Foto Teresa Duarte)
Atendendo a uma determinação do Governo da Paraíba, na prevenção da disseminação do coronavírus no Estado, o Centro de Convenções de João Pessoa será fechado por um prazo de 90 dias. Nesse período, todos os eventos que estavam agendados para esse período estão sendo remanejados para outras datas.

Voos
As medidas de prevenção ao coronavírus vai provocar o cancelamento e redução de voos para João Pessoa. Representantes das três companhias aéreas que operam no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa (Azul, Latam Brasil e Gol), informaram que a redução de voos que será intensificada. A Gol confirmou o cancelamento do voo direto entre Buenos Aires (Argentina) e João Pessoa, iniciado em julho de 2017. Na última quarta-feira (18), dois voos da Azul já não pousarão no Aeroporto Castro Pinto vindos do Aeroporto do Recife. A Latam Brasil ainda não definiu a data que a redução começará.

Cabedelo
A Prefeitura de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, emitiu um decreto com medidas de enfrentamento contra o contágio pelo novo coronavírus. Entre elas estão às suspensões visitas ao Parque do Jacaré, onde ocorre o tradicional Pôr do Sol ao som do Bolero de Ravel. A decisão será válida até o dia 30 de março, podendo ser prorrogada.

Campina Grande
Muito embora a recomendação seja de evitar eventos onde ocorra grande aglomeração de pessoas, a Prefeitura de Campina Grande, ainda não cogitou a possibilidade de suspensão ou adiamento prematuro do Maior São João do Mundo.

Raízes do Brejo 
O Fórum de Turismo do Brejo Paraibano anunciou o cancelamento da programação da Rota Cultural Raízes do Brejo 2020. A medida foi tomada para evitar possíveis infecções com o novo coronavírus. A organização do evento justifica o cancelamento pela expectativa da presença de grandes públicos formados por moradores locais e turistas, que tornariam o risco da disseminação da Covid-19 mais evidente, por causa da aglomeração de pessoas. O roteiro da quarta edição da Rota Cultural Raízes do Brejo passaria pelas cidades de Belém, Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Pirpirituba e Pilõezinhos, de 3 de abril a 7 de junho. Entre as atrações confirmadas estavam Waldonys, Gegê Bismark e Rita de Cássia.

Pitimbu 
A Prefeitura Municipal de Pitimbu, município localizado no litoral sul, suspendeu a inauguração do Memorial da Mestra Zefinha, em homenagem ao Dia do Artesão. A inauguração, que seria realizada ontem (19), foi suspensa por conta das medidas de prevenção ao coronavírus e uma nova data será remarcada.

Contato com a coluna: teresaduarte2@hotmail.com