Festas religiosas movimentam Turismo neste final de semana

O Calendário Nacional de Eventos do MTur conta também com outras sete festas religiosas celebradas no dia (12) de outubro

Os maiores eventos do Turismo Religioso do Brasil acontecem simultaneamente hoje, dia (12) de outubro. São celebrados pelo catolicismo romano, o Dia da Padroeira do Brasil, a Senhora de Aparecida no estado de São Paulo e o Círio de Nazaré no estado do Pará. Os eventos geram juntos um fluxo turístico de cerca de 250 mil pessoas, e acontecem durante todo o dia com programações religiosas, missas e procissões

Em Aparecida (SP) está localizado o segundo maior santuário do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Segundo levantamento feito pela Secretaria Estadual de Turismo do Pará, este ano o Círio de Nazaré, que também é patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco desde 2013, deve movimentar US$ 32 milhões.

Turismo Religioso no Brasil

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo (MTur), anualmente são feitas 8,1 milhões de viagens domésticas para o Turismo Religioso. Somando com os excursionistas o número aumenta para 18 milhões de viagens motivadas pela fé. Aproximadamente 30 mil turistas estrangeiros vem ao Brasil com fins religiosos.

Ao todo, o país conta com 513 Eventos Religiosos cadastrados no site do MTur. O Turismo religioso movimenta cerca de 20 milhões de viagens por ano e é responsável por injetar R$ 15 bilhões na economia brasileira, aquecendo atividades do comércio e serviços com a geração de emprego e renda.

(Foto: Romaria Fluvial é realizado em BelémAntenor Filho/ TV Liberal)