Cidade de Areia

Tá pensando em visitar Areia? Então fique atento a essas dicas.

Areia tem o diferencial das pessoas, da empolgação da população em se unir e transformar o município em um roteiro turístico.

Areia é uma cidade histórica, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2006. Tem catalogados 400 casarões e muitas edificações do centro histórico são pintados com cores vivas e com Flores na janela.

O destaque é o Solar de José Rufino, um dos únicos edifícios históricos do nordeste com senzala urbana, pequenos quartos para a reprodução de escravos destinados ao trabalho na agricultura e engenhos da região à época. Tem, ainda, a beleza do teatro Minerva, uma construção com mais de 150 anos. Foi erguido pela elite rural da época, sem a ajuda do Poder Público. Recebia vários espetáculos em cartaz no sudeste. 

Areia tem o charme de estar no topo de uma serra, o que dá mais elegância e singularidade ao conjunto arquitetônico. E tem a delícia do clima, sempre ameno, principalmente no inverno.

E a região é conhecida pela produção de cachaça, com marcas famosas e uma produção que já é até mesmo exportada.

Areia é a terra do pintor Pedro Américo e do ex-governador José Américo de Almeida.

Não deixe de visitar:

. Museu Pedro Américo 

. Museu Regional 

. Museu da rapadura

A gastronomia vai da do dia a dia, passando pela regional, até a refinada e a hospedagem do simples ao hotel sofisticado

Frase da semana:

“Viajar é mudar a roupa da alma”. Mário Quintana, poeta e pensador : 

Link para o programa do vidarretada no YouTube (youtube.com/vidarretada)